← Voltar

Nossa história

 

Há mais de 60 anos, entre pãezinhos e produtos preparados com todo carinho, a Padaria Brasileira escreveu a sua história.

anos 1950

Maio de 1953 – Fundação da Padaria Brasileira

Foi fundada a Padaria Brasileira. O casal Abel e Maria Cândida Assunção Afonso compraram a loja que hoje é a Matriz, localizada na rua Santo André, em Santo André. Abel já havia sido carvoeiro, dono de bar e, na época, ninguém apostou que a nova empreitada daria tão certo. Veja só como a loja era diferente nos anos 50.

Maio de 1953 – Serviço de entregas

Desde o começo a Padaria Brasileira possuía um serviço de entregas. Na época, era comum que as empresas comprassem muitos pães para servir no café da manhã dos seus trabalhadores. Primeiro Abel levava os pães em um triciclo, mas depois passou a entregar de carro.

Janeiro de 1959 – Mudanças na administração.

Os filhos de Abel e Maria Cândida, Albino Antonio, Antonio Henrique e Maria Amélia, assumiram o controle da Padaria Brasileira. Eles continuaram tocando a obra dos pais e aumentando a cada dia a variedade e quantidade de produtos. Na foto, o balcão da padaria na época.


Anos 1960

1960 - Abel e Maria Cândida

Os fundadores da Padaria Brasileira, logo após passarem o negócio para seus filhos.

Abril de 1962 - Linha de salgados

Foi lançada a linha de salgados da Padaria Brasileira, com destaque para a coxinha, um dos itens preferidos dos clientes até hoje.


anos 1970

1970 – A vista do balão da loja Matriz.

Nos anos 1970, quando a Padaria Brasileira já tinha quase 20 anos de tradição.

1972 – Produção do pão nos anos 70.

Mesmo com a modernização e a tecnologia que surgiu ao longo dos anos, o pãozinho continuou sendo preparado com o mesmo carinho pela segunda geração da família. Aqui temos um registro da etapa de modelagem do pãozinho nos anos 1970.

1972 - Depois de modelado, a massa ia para o forno.

 

 

Março de 1977 – Início da rotiserrie e fabricação própria de sorvetes

Mais uma vez saindo na frente, a Padaria Brasileira foi uma das primeiras do ABC a oferecer um serviço de rotisserrie, servindo pratos prontos como carnes, saladas e massas. Nessa mesma época, começou também a produzir seu próprio sorvete. Os novos produtos foram sucesso imediato! Na foto, o balcão da rotisserrie no dia da reinauguração, com toda a equipe reunida.

Março de 1977 – Buffet

A Brasileira implantou também um serviço de Buffet, com salão de festas para mais de 400 pessoas, que ficava no mesmo prédio da loja Matriz. Com a ampliação das vendas da loja o serviço foi desativado.


anos 1980

Novembro de 1987 – Mais uma foto da filial da Padaria Brasileira

No Mappin ABC, com a equipe pronta para o trabalho.

Novembro de 1987 – Inauguração da loja no Mappin ABC

Por seu padrão de qualidade, a Padaria Brasileira foi escolhida para marcar presença no primeiro shopping da região do ABC. Foi assim que abriu sua primeira filial, no Mappin ABC, atual Shopping ABC, em Santo André. Aqui temos um registro da inauguração da loja, a primeira no formato Brasileira Express.

Outubro de 1986 – Plano Cruzado

Durante o plano Cruzado, quando ocorreu o congelamento de preços, a Padaria Brasileira teve ousadia de vender alguns itens abaixo do preço de custo, sem repassar o ágio para os clientes.

Novembro de 1987 – Os netos assumem a Padaria Brasileira.

A terceira geração da família passou a administrar a Padaria Brasileira em 1987. Colhendo os frutos plantados por seus pais e avós, os netos de Abel e Maria Cândida - Ricardo, Sérgio, Nice, Junior, Jorge e Sidney - compraram a parte dos pais e assumiram seus lugares na liderança. A nova geração aliou a tradição da família com a modernização da padaria.


anos 1990

Maio de 1990 – Prêmio ACISA 

A Padaria Brasileira recebeu da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André) o prêmio de melhor comércio da cidade.

Fevereiro de 1992 – Inauguração da loja Brasileira Express na Senador Fláquer, em Santo André

A Padaria Brasileira não parou de crescer em todos esses anos de história! Um passo importante foi a inauguração da sua primeira franquia, a Brasileira Express da rua Senador Fláquer, no centro de Santo André.

 

Abril de 1993 – Reforma da loja Matriz e sistema de autosserviço

Mais uma reforma modernizou a loja Matriz. Em 1993 ela foi novamente reformulada e ganhou os sistemas de comandas eletrônicas e de autosserviço na área de frios - em que os próprios clientes podiam se servir dos produtos. A Brasileira foi a primeira do ABC a trabalhar com esses modelos, que hoje estão em todas as padarias.

 

Setembro de 1995 – Inauguração da loja Figueiras

A loja da rua das Figueiras, no bairro Jardim, abriu em 1995. Hoje ela está no centro de uma das regiões mais valorizadas do ABC. No início do ano seguinte a loja passou por uma grande reforma para se adaptar ao padrão das outras lojas da rede.


anos 2000

Março de 2000 – Inauguração da loja São Bernardo

São Bernardo também ganhou sua filial da Padaria Brasileira! A loja, que fica na rua Dr. Fláquer, no Centro, foi inaugurada no ano 2000. Sucesso imediato!

Janeiro de 2005 – Inauguração da loja Paço Municipal

Anos 2010

Maio de 2012 – Prêmio Veja ABC de Melhor Salgado